A frutificação é intensa e as sementes germinam facilmente, o que faz o cinamomo ser considerado uma praga em muitos lugares. Não há o que fazer para controlá-lo a não ser cortar as mudas indesejáveis. A principal utilidade do cinamomo é sua madeira, moderadamente densa (0,52 a 0,66 grama por metro cúbico). A árvore rebrota após o desbaste, embora geralmente seja feito o replantio após o corte. A planta contém em seus tecidos uma substância conhecida pela ação inseticida. O extrato retirado das folhas, frutos e sementes foi testado com sucesso no controle da vaquinha do feijoeiro. A árvore vegeta bem em regiões com temperatura média em torno de 18ºC (com variação considerável) e precipitações anuais entre 600 e 2 mil milímetros. A seca exagerada pode prejudicar o crescimento, e as geadas danificam as plantas jovens. Em relação aos solos, evite plantar em terrenos pedregosos, rasos e alagadiços. Para plantio em viveiro, macere os frutos na água para retirar a parte carnosa. As sementes não apresentam dormência. Para acelerar a germinação e torná-la mais uniforme, deixe em água por período de até 72 horas. O crescimento é rápido e a planta pode ganhar até 3,5 metros de altura por ano, em condições ideais.
Há três variedades conhecidas: a gigante, a sombrinha e a comum. Para produção de madeira, a variedade gigante é a mais indicada, embora seja mais sensível ao frio. Na província argentina de Missiones, concentram-se as maiores plantações de cinamomo da América do Sul. No Brasil, há plantios nos estados do Sul.
Também conhecido como santa-bárbara e lilás-de-soldado, o cinamomo, além de produzir lenha, é ornamental; os frutos (no detalhe) são redondos e carnosos
centershop das Sementes
Telefone : (18)9175-2712
Telefone : (18)9175-2712